sábado, 31 de março de 2018

Cronograma curso de IMPROVISAÇÃO


1-IMPROVISAÇÃO TEMÁTICA
2-IMPROVISAÇÃO VERTICAL
3-ELEMENTOS RÍTMICOS
4-FORMA MUSICAL
Antecedente e consequente melódico
As formas estruturais na música popular
5-ABORDAGEM DIATÔNICO-CROMÁTICA
Tensão e Resolução Melódica
Analise melódica
Células rítmico-melódicas
6-APLICAÇÃO E ABORDAGEM VERTICAL ME DIVERSOS CONTEXTOS ESTILÍSTICOS-MUSICAIS
Estilos e Gêneros - Conceitos
Improvisação Blues
Improvisação Rock
Improvisação Jazzística
Improvisação na Música Brasileira
Improvisação na Música Latina
Improvisação no Funk
7-CICLOS MELÓDICOS
O Circulo das quintas como ferramenta de estudo
Considerações sobre resolução melódica e tensões
Analise melódica e ciclos derivados
Tensões e suas Resoluções
Tensão e Resolução dentro e fora da pulsação rítmica
Concepções rítmicas da tradição Europeia e Africana
Variações de acentos e figuras rítmicas
8-O BLUES E SUAS FORMAS PRINCIPAIS
Introdução
Escalas típicas da linguagem blues e patterns
O Blues no estilo Be-pop
9-CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAMPO HARMÔNICO DIATÔNICO MAIOR E CORRELAÇÃO ESCALA/ACORDE
Campo harmônico diatônico maior
Conceitos básicos de harmonia tonal
Modos gerados pelo campo harmônico maior e correlação escala/acorde
Movimentos cadenciais
A cadencia II-V_I do ponto de vista melódico
A correlação escala/acorde e a improvisação horizontal
10-CLICHÊS HARMÔNICOS, DOMINANTES SECUNDÁRIAS E SUBV7
Clichês harmônicos
Movimentos cadenciais secundários
O Acorde SubV7 e sua aplicação na composição melódica
11-TURNAROUNDS : FORMAS, ESCALAS E APLICAÇÕES
Aplicações de Tournaround
Alterações de Tournaround
Analise de um trecho musical e considerações melódicas
12-ESTRUTURAS SUPERIORES - SOBREPOSIÇÃO DE ACORDES E ARPEJOS
13-CONSTRUÇÃO DE SOLOS
Abordagem a improvisação
Improvisação temática : desenvolvimento melódico mediante o uso de células
Exercícios para ligar entre si acordes de uma sequencia harmônica
Como ligar sequencias harmônicas inusitadas
Equilíbrio entre o som e a pausa
14-CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAMPO HARMONICO DIATÔNICOS MENORES E CORRELAÇÃO ESCALA/ACORDE
Modos gerados pela escala menor harmônica (Analise e aplicação)
Modos gerados pela escala menor melódica (Análise e aplicação)
Correlação entre Escala/Acorde
15-RESUMO DE ANALISE E APLICAÇÃO MODAL – CORRELAÇÕES
16-OUTRAS ESCALAS E APLICAÇÕES
Escalas Pentatônicas
Escalas Simétricas
Escalas Exóticas
Escalas Sintéticas
Escalas Be-bop
17-IMPROVISAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Técnicas de aplicação de sobreposições
Sobreposições de Pentatônicas
18-OUTSIDE
Dominantização
Side-Slipping
In-Out
Tom da 4#
Bitonalidade
Tonalidades Hibridas
Escalas Sintéticas
19-NÚCLEO COMUM DE ESCALAS
20-QUATRO DIFERENTES ABORDAGENS DA IMPROVISAÇÃO
21-REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM E A PRATICA DA IMPROVISAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário